Obesidade na adolescência conheça as causas e riscos

Loading...

CONHEÇA AS CAUSAS E RISCOS DO SOBREPESO E OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA

A obesidade é o acúmulo exagerado de gordura corporal, enquanto o sobrepeso é aumento do peso para a idade e altura da pessoa, as duas condições trazem muitos problemas para saúde.

O aumento da incidência de obesidade e sobrepeso no Brasil é muito preocupante, sendo considerados a epidemia do século XXI.

Nos adultos, a obesidade aumenta os riscos de outras doenças e mesmo a morte, enquanto nos jovens, a taxa de mortalidade é menor, as doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares tem sido comuns.
obesidade-na-adolescencia-conheca-as-causas-e-riscos

dicasdesaude.blog.br-conheca-as-causas-e-riscos-do-sobrepeso-e-obesidade-na-adolescencia

(VÍDEO) Riscos associados à obesidade

(VÍDEO) Crianças e adolescentes são os mais atingidos pela obesidade

Consequências do Sobrepeso e Obesidade na Adolescência

causa-obesidade-adolescencia
A obesidade e o sobrepeso na adolescência tem aumentado muito nos últimos anos.
Por serem muito jovens, os adolescentes obesos e com sobrepeso tem apresentado doenças precoces.As doenças mais comuns são: hipertensão,
 diabetes tipo 2,  doenças cardiovasculares, colesterol alto e problemas emocionais e depressão.
Os efeitos da obesidade e do sobrepeso podem ser notados ainda na infância, são raros casos de jovens com peso ideal que se tornaram obesos ou com sobrepeso apenas ao atingir a fase da adolescência.
A longo prazo, adultos que foram obesos na infância e adolescência são as maiores vítimas de mortes por doenças coronarianas, como o infarto do miocárdio.
De acordo com estudos, a probabilidade de adolescentes com sobrepeso e obesidade sofrerem infarto do miocárdio durante a vida adulta é de 34% em homens e 37% em mulheres, caso continuem acima do peso.

Causas do Sobrepeso e Obesidade na Adolescência

Alimentação

Entre os adolescentes, a alimentação tem sido muito errada, caracterizada pelo consumo excessivo de açúcares simples e gorduras, associada à ingestão insuficiente de frutas e verduras, contribuindo diretamente para o ganho de peso.
Para muitos, os comerciais de tv e a rotina corrida dos pais são os culpados pela má alimentaçãodos jovens.
As causas alimentares da obesidade são complexas, mas muitos especialistas concordam que o maior consumo de refeições fora de casa, aumento do consumo de refrigerantes e de porções de alimentos cada vez maiores e frequência, que acontece normalmente quando se visita lanchonetes, são decisivas para a epidemia de obesidade e sobrepeso nos adolescentes.

Atividade Física

Isso já é meio clichê, o consumo exagerado de alimentos e o sedentarismo aumentam o sobrepeso e a obesidade. Porém, apesar de ser lógico, muitos pais não motivam seus filhos a realizarem atividades físicas.
A redução da atividade física e o sedentarismo, realizando outras atividades como assistir televisão, usar computador e jogar videogame, tem contribuído para o ganho de peso dos adolescentes.
A prática de atividade física entre jovens apresenta relação inversa com o risco de doenças, entre elas a obesidade e o diabetes.

Mesmo assim, o sedentarismo ainda é muito comum entre os adolescentes. Pesquisam mostram que 39% dos jovens entre 12 e 17 anos são sedentários.
Entre os benefícios da prática de atividades físicas estão a melhora na aptidão física, melhora do sistema cardiorrespiratório, força muscular e flexibilidade.
Além de prevenir e tratar crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade.
Loading...

Comentários